Acervo Valioso

11 de julho de 2009



Onde posso encontrar uma videoteca consistente de filmes de surf? A resposta a esta pergunta me motivou a buscar alguma loja física ou virtual no Brasil e no mundo que reunisse as produções deste crescente segmento audiovisual, espalhadas pelos mais variados canais de divulgação.

Depois de encontrar pouca coisa em sites como Amazon e afins, e constatar nas lojas de surf a velha máxima corporativa: cada marca divulga apenas as produções que patrocina e os filmes se tornaram um mero acessório de marketing da marca e seus atletas - distribuídos como brinde na compra de uma bermuda, por exemplo, ou encartados em alguma revista - me questionei sobre a necesidade de haver alguma alternativa de reunir tantos bons filmes em um só canal de distribuição.

Eis que para minha alegria me deparo com o site The Surf Network, uma ferramenta moderna e muito bem organizada que reúne a nata das produções audiovisuais que retratam o surf nas últimas décadas - incluindo longa-metragens em película, videos, documentários, séries de televisão e até vídeo-aulas.

Vinculada ao Itunes da Apple, o sistema do site permite downloads em alta qualidade de uma lista expressiva de produções, atualizadas periodicamente, para serem rodados no PC, Mac, Ipod, Iphone e Apple TV, mediante pagamento por download, via cartão de crédito internacional. Os preços variam numa faixa entre 10 e 20 dólares dependendo do filme - que passa a fazer parte da biblioteca do usuário para ser visto quantas vezes ele desejar. Ao navegar pelo site é possível assistir aos trailers dos filmes e acessar sinopses e fichas técnicas de cada produção.


The Endless Summer, o clássico dos clássicos.

Ok, muitos vão dizer, mas porque pagar por estes filmes se posso fazer downloads gratuitos via bit torrents e afins? A resposta óbvia é que os produtores destes filmes merecem ser remunerados pelo seu valioso trabalho artístico e os preços não são abusivos. Soma-se a isso a alta qualidade do dowload - formato MPEG H264 com playback stutter free (ao contrário do streaming tradicional) - e o vasto arquivo de filmes antigos muito difíceis de serem encontrados na internet ou em qualquer outra loja virtual.

No fim das contas, o grande mérito do site é justamente este: reunir um acervo incrível e de alta qualidade com o melhor do que já foi produzido em audiovisual de surf. De séries clássicas de tv como as do The Surfer`s Journal e Surfer Magazine, filmes clássicos dos anos 60 como The Endless Summer e Five Summer Stories, até as produções recentes da Woodshed Films e Build Worldwide, o site privilegia filmes com abordagem poética, em detrimento da estética comercial que domina os filmes das "grandes"marcas de surfwear - embora alguns destes filmes corporativos sejam de boa qualidade e façam parte do acervo do site.


A Brokedown Melody é uma produção da Woodshed films

Lançado em 2007, o The Surf Network é uma criação da produtora Opper Sports, de propriedade do experiente film-maker californiano Ira Opper, que há décadas se dedica a captar a beleza do surf através de imagens audiovisuais. Uma de suas últimas produções é o filme Fin, cuja temática gira em torno do fim da ditadura das triquilhas e do desejo de buscar a liberdade máxima da expressão do surf como forma de arte, através do resgate dos modelos clássicos de pranchas e o desenvolvimento de novas formas de surf - um tema muito caro a este blog. Outra produção de destaque é Ultimate Sessions, uma compilação que reúne trechos (sessões) de alguns dos melhores filmes de surf produzidos nas últimas décadas.

Troquei algumas mensagens com Ira Opper e, por enquanto, parece difícil termos uma versão em português do The Surf Network. Entraves como a questão de direitos autorais das trilhas sonoras dos filmes e a novela que envolve a abertura do serviço Itunes no Brasil parecem ser os maiores obstáculos. Por hora, só nos resta assistir aos filmes em inglês (sem legendas).

Não é difícil imaginar também que a própria viabilidade comercial no serviço lá fora seja periclitante, face a pouca publicidade dentro do site e a pirataria desenfreada na internet. Seja como for, esta inciativa certamente contribui para estabelecer um novo caminho na, até agora, complicada e fragmentada distribuição de filmes de surf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails